5 gambiarras elétricas e como resolver
É muito comum que as pessoas optem por gambiarras elétricas em seus imóveis. Ao invés de contatarem um especialista ou engenheiro, optam por fazerem a manutenção. Mas essas mudanças podem gerar acidentes graves e até desperdício de energia. No final, o barato sai caro.
Confira as mais comuns, que você pode ter em casa e nem saber de seu perigo, e algumas dicas para encontrar uma solução para elas.
1. “Gato” na caixa elétrica
Dentre as gambiarras, fazer “gato” é uma das mais comuns. Além de ser crime e poder gerar uma pena, coloca em risco quem faz esse tipo de ligação. Geralmente a pessoa não usa nenhum equipamento de segurança, logo sua vida está em perigo.
Caso você note algum problema em sua caixa elétrica ou painel de energia, o mais recomendado é contratar um especialista para ele ver e resolver seu problema.
2. Fios elétricos emendados
É comum ver fios elétricos “consertados” com esparadrapo ou fita isolante. Porém se eles entram em contato com alguma peça metálica, por estarem mal remendados, ocorre uma fuga de corrente elétrica. A corrente escolhe sempre o caminho mais curto. Consequentemente, a conta vem mais cara.
O ideal é a substituição de fios rompidos por novos. Para isso, é imprescindível um profissional que entenda do assunto. Ele vai indicar os fios mais adequados a fiação e evitar que isso aconteça novamente.
Saiba mais: como testar se está ocorrendo fuga de energia na minha residência.
3. Uso inadequado dos “T”
O famoso benjamin ou “T” é recomendado para aparelhos que exigem pouca corrente. Em aparelhos como secador ou microondas, que a corrente é alta, é preferível o uso de extensores.
É importante se atentar a corrente nominal e tensão que um adaptador aguenta. Por isso, preste sempre atenção ao comprar um.
Caso ainda tenha dúvidas, o mais aconselhável é consultar um eletricista ou especialista. Ele vai te ajudar a calcular tudo que é necessário e te indicar a melhor forma de ter diferentes pontos de energia.
4. Emendas mal feitas
Caso precise fazer alguma emenda entre dois fios, certifique-se que são do mesmo material. Utilize conectores de derivações ao invés de fitas isolantes, durex ou fita crepe. Se utilizar algum desses matérias inadequados, o risco de um acidente é grande.
5. Não usar todos os dispositivos de segurança
O nome “dispositivo de segurança” não é à toa. Ele irá proteger você e sua família contra acidentes elétricos no dia a dia.
Se você não tem certeza se possui todos ou se todos estão dentro das normas, fale com alguém que entenda do assunto. Ele é a pessoa mais indicada para resolver esse tipo de problema e garantir a segurança da sua casa.
Confira nossos últimos posts
- IOT: Transformando o mundo moderno
- Veículos Elétricos: a tendência dos transportes
- Como potencializar sua Empresa com um site
- Blog EmpeltecJr: Um site estruturado para sua empresa
- Processo de criação de sites