Categories
Prototipagem

Como a Prototipagem pode ser útil para a agropecuária

Prototipagem

Prototipagem, de maneira sucinta e direta, é o processo de transformação de uma ideia, ou de um conceito, em um plano de execução tangível e concreto.

Dessa forma, um projeto, ainda em fase de idealização, é transferido para a realidade, tornando-se palpável, passível de desenvolvimento e sujeito a validação.

Atualmente, existem inúmeras metodologias que utilizam a prototipagem como parte fundamental na realização de projetos, tais como: Design Thinking, Lean Startup e Ágil.

Nesses processos, o trabalho de prototipagem é caracterizado pela construção da versão inicial de um produto, chamada de protótipo, e é a partir dele que todo o conceito é testado, avaliado, refinado, validado.

Em vista disso, conclui-se que o processo de prototipagem é de suma importância e traz consigo inúmeras vantagens no desenvolvimento de um projeto.

Durante essa etapa as ideias são consolidadas, os protótipos criados passam por testes de validação, as incertezas quanto à aplicação do conceito são reduzidas e a solução é aprimorada.

Assim, o produto final alinha-se completamente com a ideia inicial ou torna-se algo muito próximo ao esperado.

Como pode ser aplicada na Agropecuária

agronegócio

A prototipagem pode ser aplicada no agronegócio, com a finalidade de realizar a validação das ideias, por meio de um produto primário de baixo custo e implementação relativamente simples, de modo a economizar tempo e dinheiro.

Assim, pode-se testar tecnologias capazes de realizar a automação da agricultura e pecuária, ou dispositivos facilitadores, antes de sua efetiva implementação, entregando segurança e eficiência, consequentemente aprimorando o setor em questão.

Os métodos da Indústria 4.0 estão sendo aplicados em diversas áreas da agricultura, o que resulta no surgimento de termos como Agricultura 4.0 e Fazenda 4.0, impactando diretamente nos modelos tradicionais de produção agrícola.

A manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D, vem impactando em áreas de fabricação e prototipagem, fornecendo uma rápida alternativa e com baixo custo para técnicas de fabricação mais tradicionais, como moldagem, prototipagem e usinagem, através de Controle Numérico Computadorizado (CNC).

No setor agrícola, os estudos e aplicações de impressão 3D estão em ascensão, visto que algumas fábricas de implementos e máquinas utilizando tais técnicas na fabricação de protótipos de pequenas peças.

Utilizando-se de métodos matemáticos, robôs com sensores estão sendo elaborados para irrigação de plantas em estufas para a produção na agricultura familiar.

Exemplos de Projetos de Prototipagem na Agropecuária

  • Automação no Processo de Irrigação na Agricultura Familiar com Plataforma Arduino
Irrigação

Através do Arduino, foi feita a automação do processo de Irrigação. Sensores identificam parâmetros como umidade relativa do ar, umidade do Solo e temperatura e, a depender dos valores, uma bomba é acionada.

  • Robô de Agricultura de Precisão para a semeadura
Robô de Agricultura

Protótipo de robô feito para o plantio de sementes de trigo, soja, algodão e milho.

  • Sistema de spray inteligente para “Smartfarming”
spray inteligente

Lançador de spray automático. É uma máquina baseada em visão que serve para automatizar o processo de pulverização de pesticidas, por exemplo, economizando a quantidade de produto que seria lançado se feito manualmente.

Projetos de Prototipagem feitos pela Empeltec Jr.

A nossa empresa conta com colaboradores capacitados, dispostos a entregar prototipagens em diversas áreas, prontos para se adaptar e trabalhar conforme a necessidade dos clientes.

Desta forma, realizar projetos na área da agropecuária com a Empeltec Jr. é uma opção interessante, pois os clientes podem contar com ideias inovadoras, profissionais dispostos e criativos, e, principalmente, custo mais econômico que os encontrados em outras empresas.

Dentre os projetos que a empresa pode desempenhar, estamos logados diretamente a prototipagens envolvendo automação, sensoriamento, comunicação de redes sem fio, etc.

Com isso, podemos melhorar o tratamento do gado e das plantações, monitorar grandes áreas à distância, automatizar partes essenciais do local, além de medir e anotar dados importantes.

Um exemplo prático de prototipagem que pode ser feita é a irrigação automática de plantações, onde utilizamos um sensor de umidade, que fica na terra próximo às plantas, e quando este sensor entende que a umidade está abaixo do nível desejado, o mesmo manda um sinal para o Arduino, que no mesmo momento ativa os esguichos, que cuidarão de irrigar as plantas sem a necessidade de monitoramento e ativação por um ser humano.

Acha que podemos ajudar com seu negócio? Entre em contato conosco e agende sua reunião diagnóstica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *