Como a Prototipagem pode ser útil na Indústria ?
Os avanços da tecnologia bem como a sua inserção no meio industrial trouxe o que chamamos de Quarta Revolução industrial ou apenas Indústria 4.0.
É fato que estamos presenciando a consolidação dessa nova forma de manufatura, que busca através da tecnologia, melhorar a eficiência e produtividade dos processos.
O que nos resta é entender o que está por trás dessa modernização.
As tecnologias da Industria 4.0
Inteligência Artificial, robótica, Internet das Coisas (IOT) e Computação em Nuvem são termos que até alguns anos atrás não eram nada conhecidos, e hoje fazem parte do nosso cotidiano e estão ligados diretamente com essa nova revolução.
Porém, entre estas novas formas de tecnologia surge uma que tem um papel fundamental atualmente na indústria, a Prototipagem.
Prototipagem é um termo técnico que designa o ato de prototipar, ou seja, criar um protótipo do que se deseja produzir.
Essa técnica pode ser chave para garantir o sucesso do seu negócio.
Atualmente, ideias inovadoras tendem a ser extremamente lucrativas, entretanto a tática de iniciar de imediato a sua execução pode impactar diretamente o seus lucros e arruinar o seu negócio.
Como funciona essa relação entre a prototipagem e a indústria
Por esse motivo a prototipagem tem um papel fundamental na Indústria 4.0 evitando possíveis erros e consequentemente aumentando a velocidade de produção.
A exemplo disso temos a prototipagem para sistemas que envolvem microcontroladores.
Nos dias atuais, um dos ramos mais promissores da engenharia elétrica é a Eletrônica, isso se deve, além de outros fatores, a facilidade e personalização que um microcontrolador pode acrescentar ao seu projeto.
Vejamos um exemplo, o qual abordará microcontroladores e a importância da prototipagem.
Em uma fábrica são utilizadas esteiras para separar dois itens, um que já está pronto para o consumidor e outro que precisa passar por uma revisão.
A empresa utiliza, atualmente, apenas uma separação manual e tendo em vista aumentar a velocidade de produção ela quer instaurar um sistema integrado à máquina controlado por um microcontrolador.
Primeiramente, a empresa visando uma mudança assertiva no seus negócios desenvolve um protótipo do sistema e assim realiza um teste, anotando todas as mudanças que a tecnologia trouxe a linha de separação.
Por fim, analisando os dados e tendo a conclusão a empresa consegue discernir melhor se é válido ou não implantar a nova tecnologia.
Em um outro cenário, no qual a empresa opta por apenas implantar o novo sistema, após alguns dias de execução percebe-se que essa mudança não acrescentou nenhum benefício a linha de separação, manteve a mesma velocidade de produção que havia anteriormente.
Portanto, a empresa teve um gasto alto para implementar a nova tecnologia e a taxa de retorno desse investimento é perto do zero, logo a empresa teve um prejuízo desnecessário uma vez que a prototipagem podia ter garantido a assertividade da escolha.
Sentiu interesse em usar da prototipagem para melhorar a sua empresa? Entre em contato conosco e agende uma reunião diagnóstica.