Todos sabemos dos perigos das famosas “gambiarras” elétricas e os riscos que elas podem trazer, tanto para o ambiente em si quanto para as pessoas que utilizam o espaço e os aparelhos ligados a elas.
Mas para aqueles que possuem dúvidas e incertezas do que realmente é verdade ou ”mito”, confira a seguir algumas dicas e alertas para tornar seu ambiente um local seguro.
Um facilitador da vida cotidiana é o famoso benjamin, também conhecido como “T”. Contudo, o utensílio pode se tornar um péssimo aliado se usado de forma incorreta.
Um erro comum é acreditar que o T multiplica a capacidade elétrica da tomada. Quando se usa o benjamin, a probabilidade de se instalar equipamentos que ultrapassem a potência máxima da tomada aumenta, e junto com ela o risco de choques, curto circuitos e pequenos incêndios.
Portanto, atentar-se para não conectar um benjamin a outro e apenas ligar aparelhos com cargas baixas como TVs, rádios e ventiladores convencionais, para não sobrecarregar a tomada são medidas necessárias para uma maior segurança.
Os disjuntores são dispositivos de segurança que garantem a preservação dos aparelhos ligados a eles. Sempre que a carga é ultrapassada, ele desarma como uma forma de aviso, evitando que os aparelhos queimem. Prendê-los para que não desarmem abre uma grande probabilidade de ocorrer incêndios.
No Brasil existe uma padronização das tomadas e plugues residenciais exigido pela Inmetro aos fabricantes, com isso há tomadas de 10A que são utilizadas pelos equipamentos do dia-a-dia (como TVs, carregadores de celular, computadores e etc.), e tomadas de 20 A que são utilizadas por equipamentos que exigem maior capacidade como geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas, secadoras e etc.
Os orifícios das tomadas de 20 A são maiores para diferenciar das tomadas usuais. Portanto, se atente ao ligar algum equipamento a tomada para evitar sobrecargas e garantir a sua segurança, além de evitar perdas de energia.
O sistema de aterramento também é obrigatório em residências brasileiras e tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico. É essencial que o fio de aterramento seja instalado em todas as tomadas e pontos de energia da casa.
Agora que conhece os perigos das gambiarras, que tal dar uma olhada em quais têm em sua casa e eliminá-las? Temos certeza que assim o ambiente ficará muito mais seguro. Estamos à disposição para tirar eventuais dúvidas e ajudar no que for possível!
Entre em contato conosco.