EmpelTec Jr.

Automação Residencial

Aplique todas as tecnologias existentes dentro de casa para facilitar tarefas que antes dependiam somente do morador. 

Automação residencial é aplicar todas as tecnologias existentes dentro de casa para facilitar tarefas que antes dependiam somente do morador. Sensores de fumaça, fechaduras eletroeletrônicas e temporizadores são alguns exemplos de automatização.

A automação residencial fará com que, cada vez mais, casas inteligentes como a dos filmes sejam uma realidade em nossas vidas.
Para destacar-se da concorrência, é importante ficar atento às principais novidades tecnológicas e tudo o que elas podem trazer para os clientes.

Como essa Tecnologia Funciona?

Para criar uma automação residencial, você só precisa de aparelhos com conectividade elétrica, internet e um dispositivo inteligente que fará a coleta e a troca de informações para que a automatização seja possível.

Com o uso de Wi-fi ou Bluetooth, esse dispositivo permite que o morador controle, gerencie e programe seus aparelhos de forma remota.

Para tornar uma casa inteira inteligente, esse processo é ampliado para diversos aparelhos. Por meio de um sistema de integração, todos os equipamentos são conectados a uma central controladora ligada à rede de internet.

Para controlar esse sistema, o usuário pode utilizar diferentes tipos de interfaces, como:

  • Aplicativos para celular;
  • Teclados de parede;
  • Interface web;
  • Displays touch screen;
  • Dispositivos de comando de voz.

Veja alguns exemplos de como a automação pode ser aplicada:

  • Monitoramento da iluminação com tomadas inteligentes;
  • Gerenciamento do sistema de ar-condicionado;
  • Automação de cortinas e persianas;
  • Ambientação com um sistema personalizado de som, iluminação e temperatura;
  • Controle de fechaduras eletrônicas;
  • Sensores de vazamento de água;
  • Sensores de fumaça;
  • Controle de consumo de água e energia;
  • Sensores de presença em portas e janelas;
  • Câmeras inteligentes e integradas a outros objetos, como luzes ou campainha.

Vantagens da Automação Residencial

Você já deve ter percebido como a automação residencial traz inúmeras facilidades na vida de uma pessoa, não é mesmo? Uma casa com objetos automatizados significa muito mais praticidade, conforto e segurança.

Seja com um projeto completo de automação residencial ou com a adoção de apenas alguns equipamentos inteligentes, já é possível notar as vantagens dessa tecnologia.

Segurança

Uma das maiores vantagens da automação residencial é o sistema de segurança. Com câmeras inteligentes, você pode ver tudo o que acontece em sua casa remotamente.
Também é possível usar fechaduras inteligentes e sensores de presença e de luz para monitorar os arredores da casa e receber notificações de movimentos estranhos.

Praticidade

O grande princípio da automação residencial é o gerenciamento remoto de seus equipamentos. Até dentro de casa, você pode controlar persianas, portões, ar-condicionado, luz, TV e outros aparelhos sem nem mesmo levantar do sofá.

Tudo isso traz mais conforto e praticidade no cotidiano dos moradores. Além disso, como você pode criar a ambientação que deseja para os cômodos de sua casa, os momentos de lazer se tornam muito mais prazerosos.

Sustentabilidade

Com o controle de água e energia, a automação residencial ajuda os moradores a economizarem, contribuindo também para as ações sustentáveis.

Por exemplo, isso pode ser feito por meio de:

  • Medidores de consumo de energia;
  • Desligamento automático de luzes e ar-condicionado
  • Controle de cortinas conforme a luz solar;
  • Sensores de vazamento de água.

Como fazer um Projeto de Automação residencial:

Fazer uma automatização em uma residência já pronta costuma depender da infraestrutura da casa, mas se você está planejando reformar ou construir um imóvel, as possibilidades de automatização podem aumentar ou diminuir de acordo com o seu projeto.

1-Definir o que quer Integrar

Iluminação? Temperatura? Controle? Áudio? Câmeras? A partir dessa informação que você fará o seu planejamento inicial.

2-Defina quais Ambientes Deseja Automatizar

Quartos? Sala e cozinha? A casa inteira? Nem todos os cômodos são usados com a mesma frequência.
Por isso, na hora de planejar uma automação residencial como essa, é bom avaliar as reais necessidades de cada espaço da casa.

3-Reunião Diagnóstica

Tendo em mente o que você deseja automatizar em sua residência, entre em contato com nossa equipe, para que possamos elaborar um projeto personalizado, que atenda todas suas exigências e que caiba no seu orçamento. 

4-Instalação e Configuração dos Equipamentos

Por fim, com seu projeto personalizado em mãos, um profissional especializado será encarregado de instalar e configurar os equipamentos.

Como Solicitar um Projeto?

Etapas do projeto

EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA ELÉTRICA E TECNOLOGIA

Desenvolvemos projetos personalizados relacionados a área de engeharia elétrica. Nos informe como podemos te ajudar!