Projeto elétrico em comércios: segurança e eficiência
Anderson é dono do Restaurante do Anderson (nome comercial) que teve sua instalação elétrica projetada pela Empeltec Jr. Antes do projeto, a infraestrutura apresentava problemas que influenciavam diretamente no trabalho diário dentro do restaurante: quedas de disjuntores e a impossibilidade de se ligar determinados aparelhos ao mesmo tempo. Para solucionar esses problemas, a empresa realizou um projeto elétrico personalizado. Foi levado em consideração todos os requisitos para que o funcionamento do restaurante ocorresse sem interrupções.
Desafios
No decorrer do projeto tivemos a oportunidade de encarar alguns desafios.
O primeiro deles foi o desenho da planta baixa do local. Foi a primeira experiência da empresa com essa etapa e foi preciso capacitar a equipe. Porém, os participantes do projeto conseguiram contornar esse problema e logo na primeira semana já possuíamos a planta baixa em software. Assim, foi possível a continuidade do projeto normalmente e dentro do prazo estipulado.
O segundo foi o dimensionamento de um circuito que comportava algumas coifas do estabelecimento. Para um dimensionamento adequado dos circuitos, faz-se necessário saber a potência dos equipamentos e isso na maioria das situações não é um problema. Entretanto, nesse caso em específico encontramos certa dificuldade, pois as coifas foram feitas sob medida e não apresentavam quaisquer informações técnicas. Como solução, nossa equipe procurou o próprio fabricante e, depois de muitas tentativas, conseguimos contato e as especificações para a continuação do projeto.
A entrega
Não tivemos muitas dificuldades por ser algo que já estávamos acostumados a fazer. Com a finalização de todas as etapas, tivemos o privilégio de entregar o projeto para o Anderson. Com o projeto em mãos, o restaurante passaria a ser um lugar mais seguro e mais eficiente: sem quedas de disjuntores e todos os aparelhos poderiam ser ligados ao mesmo tempo, facilitando o trabalho por ali. Esse projeto foi considerado de alto impacto pela Brasil júnior: facilitamos o acesso à engenharia elétrica a um microempreendedor e o ajudamos a alavancar seu estabelecimento.