Placa de Circuito Impresso (PCB)
Uma placa de circuito impresso conecta eletricamente componentes elétricos através de trilhas condutoras gravadas em folhas de cobre, os componentes são geralmente soldados para fixá-los mecanicamente e conectá-los eletricamente.
Trabalhamos com o desenvolvimento de layouts para PCBs. Para a realização de certos trabalhos de prototipagem muitas PCBs acabam sendo utilizadas e como trabalhamos com ambos o projeto se torna menos trabalhoso.
Design de PCB para Prototipagem
Em projetos avançados de prototipagem, sempre utilizamos placas de circuito impresso para a modelagem final do equipamento. No qual, o uso das placas, traz uma série de vantagens ao produto final.
Todos os circuitos dos protótipos são projetados e calculados com o uso de programas. Após uma simulação digital, todo o circuito é montado e testado em uma protoboard, isto é, todo o circuito é montado e testado fisicamente em um display provisório. Somente após esses passos é solicitada a impressão das placas.
Sempre optamos pelo uso de circuito impresso pela versatilidade e acabamento final que esta tecnologia oferece. Os PCBs possibilitam a fácil implementação de controladores lógicos programáveis (CLP), displays e instrumentos de medição, os quais garantem uma maior precisão, regulagem, monitoramento e manuseio do equipamento final.
Além disso,devido a facilidade de impressão, as PCBs facilitam a produção em massa do protótipo. Com o circuito de impressão em mãos, a montagem de novos equipamentos fica muito mais simples e barata, comparada ao protótipo inicial.
Prototipagem
Um dos problemas enfrentados atualmente por empresas é tirar ideias do papel e colocá-las em prática, por isso empresas que trabalham com a prototipagem estão aparecendo cada vez mais nos dias de hoje.
Uma das metodologias conhecidas por incentivar uma mentalidade de mão na massa é conhecida como Design Thinking, a quarta e última fase desta metodologia é a prototipagem e tem como função validar as ideias geradas na fase anterior.
Etapas de um projeto de prototipagem :
Primeira fase:
Se dá pela coleta e refinamento dos requisitos;
Segunda fase:
Por um projeto rápido;
Terceira fase:
A prototipagem se dá pela elaboração de uma versão inicial reduzida de baixo custo do produto, ou seja, um protótipo, que tem por objetivo revelar problemas de design e usabilidade;
Quarta fase:
É a avaliação do protótipo pelo cliente;
Quinta fase:
Seria o refinamento do protótipo;
Sexta fase:
Engenharia do produto.
O que a prototipagem pode fazer pela minha empresa?
Segurança para o seu negócio é o ponto chave para a prototipagem, já que lançar uma ideia nova para a execução sem nenhum tipo de teste não é uma opção muito segura.
A prototipagem serve para validar uma ideia, esta nem precisa estar em estágio avançado, usando de um protótipo ou fazendo uma simulação do funcionamento dela na prática.
E onde a Empeltec Jr entra nisso?
Nossa empresa é capaz de fazer desde projetos pequenos, ideais para auxiliar pequenos negócios, até projetos complexos, solicitados por grandes empresas e com certeza vai ser capaz de te ajudar.
Acha que podemos colocar sua ideia em prática? Entre em contato conosco para saber mais