Categories
Engenharia Elétrica

Aprenda como calcular o valor correto da sua conta de luz

Suspeitando da sua conta de luz? Aprendo como calcular o valor correto e pare de perder dinheiro!

Você está fazendo de tudo para reduzir a conta de energia elétrica, mas o valor nunca diminui? Confira a seguir a como calcular o valor da sua conta de luz e possíveis tarifas que podem estar causando este alto valor.

Qual tipo de cliente você é?

A primeira análise a ser feita, é detectar qual tipo de cliente você é para sua concessionária de energia elétrica. Esta classificação é feita em 2 grupos: grupo A e grupo B. Os clientes do grupo A recebem energia em alta tensão (superior a 2300Volts), ou através de sistemas subterrâneos de distribuição. Enquanto isso, os clientes do grupo B recebem a energia em baixa tensão, tensão inferior a 2300 Volts. Entretanto, ambos os grupos possuem subgrupos, para saber mais sobre esta subdivisão.

Como calcular o valor da conta do grupo B?

Existem duas formas do cálculo de conta de luz para o grupo B, dependendo das modalidades tarifárias. Sendo estes:

Convencional Monômia: Onde possui uma tarifa única de consumo, independente da hora do dia. O consumo mensal de energia na sua casa, medido em kWh, é multiplicado pela soma da tarifa de energia com os impostos, e do seu resultado é obtido o valor da sua conta de luz do mês. Quanto ao consumo, todo mês é feita a leitura deste valor no medidor de energia do seu imóvel, o consumo mensal é calculado pela diferença entre a leitura do mês atual e a do mês anterior. Este é o modelo mais comum de cobrança de energia no grupo B.

Veja mais em: http://g1.globo.com/pernambuco/especial-publicitario/celpe/desligue-o-desperdicio/noticia/2016/05/saiba-como-e-calculada-energia-que-voce-consome.html.

Horária Branca: Esta cobrança possui 3 valores diferentes que variam de acordo com o período do dia sendo estes:

  • Ponta (tarifa mais elevada),
  • Intermediário (tarifa de valor intermediário)
  • Fora Ponta (tarifa de menor valor).

Este modelo de cobrança é vantajoso para pessoas que geraram um baixo consumo de energia nos períodos de fim de tarde e noite durante dias úteis.

Veja mais em: https://www.aneel.gov.br/tarifa-branca.

Como calcular o valor da conta do grupo A?

Primeiramente, é preciso diferenciar o que é demanda, do que é consumo de energia elétrica. A demanda consiste na capacidade máxima que é exigida do Sistema Elétrico em um determinado momento, enquanto o consumo de energia elétrica, é a soma do quanto foi exigido a cada instante durante todo o mês.

Assim como no grupo B, também existe mais de uma modalidade tarifária, são estas:

 Estrutura Tarifária Verde: Nesta modalidade a demanda contratada possui uma tarifa única independente do período do dia, enquanto o consumo de energia elétrica possui tarifas diferentes para os horários de Ponta (horário em que é um maior consumo de energia elétrica, geralmente fim de tarde e noite de dias úteis) e Fora Ponta (demais horários de dias úteis e fins de semana). Este modelo é indicado para consumidores que possam não utilizar muita energia durante o horário de Ponta, porém só está disponível para consumidores com tensão inferior a 69 kVolts.

Estrutura Tarifária Azul: Neste modelo a demanda contratada e o consumo de energia elétrica possuirão tarifas estabelecidas nos horários de Ponta e de Fora de Ponta. Este modelo é obrigatório para unidades consumidoras com tensão superior a 69 kVolts.

Optante Grupo B: Aos consumidores do grupo A, cuja potência do transformador particular seja igual ou inferior a 112,5 kVA, é permitido utilizar a modalidade de cobrança Convencional Monômia do grupo B.

Veja mais em: https://cemirim.com.br/consumidores-do-grupo-a-tensao-de-fornecimento-23-kv/

Dicas importantes!

É valido ressaltar que em caso de uma demanda contratada maior que a demanda consumida o valor a ser pago será o da contratada, enquanto que quando a consumida for maior que a contratada a tarifa sobre a demanda de ultrapassagem é de duas vezes a tarifa da demanda contratada.

Além disso é sempre importante ficar atento ao fator de potência da sua instalação elétrica. Caso não esteja de acordo com as regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o consumidor estará sujeito a multas na sua conta de luz.

Gostou das dicas e quer uma análise mais detalhada da sua conta?

Se interessou por um modelo de cobrança diferente do seu ou encontrou algum dos problemas citados e deseja o solucionar!? Executamos projetos de análise tarifária e eficiência energética que podem solucionar seus problemas e reduzir o valor da sua conta! Se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre essas dicas, entre em contato com a nossa equipe!

Últimas publicações

Nossas redes sociais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *