Categories
Economia de energia

Economia de energia em 3 passos

Como aumentar sua economia de energia em 3 passos

Muito se fala sobre energia. Por exemplo: formas de transformá-la, como e quanto gastamos, e mais importante: maneiras de economia de energia. Muitas pessoas encaram suas contas no final do mês como bichos de sete cabeças, mas não são.

Já disse Augusto Curry, psiquiatra, professor e escritor brasileiro: “O líder sábio economiza energia, tempo e etapas ao incorporar experiências dos outros”. Embora essa frase tenha sido usada em um contexto diferente, ela cabe bem nesse. Juntamos experiências de toda nossa equipe com o propósito de ajudar você a economizar não só sua energia, mas também na sua conta no final do mês.

Ao final desse texto, vai perceber que economizar é mais fácil do que pensa: pequenas mudanças fazem uma grande diferença. Dessa forma, estamos aqui para te ajudar, em três passos, a economizar sua energia e ser líder de suas próprias contas.

1. Invista nos aparelhos certos

homem analisando gasto de energia de equipamento

Ao comprarmos produtos eletrônicos, as vezes escolhemos o mais barato para gastar menos. Contudo, após poucos meses, o tiro sai pela culatra.

O ar condicionado Split, por exemplo, embora seja mais caro, é mais econômico do que o de janela, e, em longo prazo, vale mais a pena. Ainda sobre ar condicionado, procure um que possua a tecnologia “inverter”.  Essa ferramenta, ao ajustar a velocidade do compressor à demanda de resfriamento do ambiente, reduz o consumo de energia em até 40%.

Em relação à geladeira, procure uma que tenha as borrachas da porta resistentes. Assim demoram mais para desgastar, problema sobre o qual falaremos depois.

Leia também: Mitos e verdades sobre equipamentos domésticos.

2. Racionalize aparelhos de alto consumo

difentes emojis de equipamentos eletrônicos

Aparelhos como o ferro elétrico, chuveiro, ar condicionado e máquina de lavar devem ser observados com muito carinho. Tomar um banho mais rápido, deixar acumular um pouco mais de roupas antes de lavar e dormir noites frescas sem o ar condicionado são atitudes que vão te ajudar muito na hora de reduzir sua conta de energia.

Preste atenção também no uso de computadores. Muitas vezes, deixamos ligados por mais tempo do que estamos os utilizando, de forma a aumentar gastos. Além disso, evite usar esses aparelhos em horários de pico. O consumo é maior e, dessa forma, acabam gastando mais.

Por último, cuidado com os aparelhos em stand by, eles gastam menos, mas gastam. Convido vocês a fazerem o teste e desligarem totalmente os aparelhos, observarão a diferença.

3. Check up dos equipamentos

vários equipamentos de cozinha e lavanderia

Lembra-se da borracha da geladeira? Dentre os problemas que elevam consideravelmente o valor na conta de luz, está a perda de isolamento térmico da porta da geladeira. Com o passar do tempo a borracha se desgasta e o ar quente externo entra. Dessa forma, o motor precisa trabalhar mais. Levando em consideração que a geladeira é uma máquina que permanece ligada o dia todo, um pequeno desgaste na borracha pode se tornar uma grande dor no seu bolso.

Depois disso, evite forrar as prateleiras de sua geladeira. Isso atrapalha a circulação do ar frio, aumentando seus gastos. Por último sobre a geladeira, tente deixa-la longe do fogão: quando muito próximos, um interfere no consumo de energia do outro por causa da diferença de temperaturas.

Sobre o ar condicionado: procure manter os filtros do aparelho bem higienizados. O filtro sujo faz com que o temporizador seja acionado mais vezes para manter a temperatura. Filtros mais limpos significam uma conta mais limpa!

Por último, é sempre bom aproveitar mais a luz natural do dia, limpar os lustres é bom nte, utilizar mais a luz natural.

Esperamos que consiga ser líder de suas próprias contas daqui para frente. Lembre-se, você paga suas contas, mas você também as faz, e seguindo nossas dicas, temos certeza que vai conseguir reduzi-las.

Confira nossas últimas publicações

Acompanhe nossas redes sociais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *