Categories
Economia de energia

Economia de energia elétrica em época de quarentena

5 dicas sobre economia de energia elétrica

Sua conta de luz está muito alta?  Você não sabe mais como reduzir gastos nessa quarentena? Confira as dicas a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre economia de energia.

Por que devemos economizar energia?

A conta de luz muito cara no final do mês é um problema que sempre atingiu a todos os brasileiros. Além disso, com o aumento das tarifas ao longo dos anos, esse custo tem aumentado mais ainda.

O problema econômico que a falta de economia de energia trás, já é muito grande por si só. Afinal, ninguém gosta de desperdiçar dinheiro. Contudo, ele não é o único. Já que, a energia distribuída pelas concessionárias é gerada por usinas que, de alguma forma, agridem o meio ambiente.

Por isso, devemos pensar muito bem antes de sair desperdiçando energia. Pois, a natureza sofre tanto quanto o nosso bolso.

Veja também: Entenda como cada tipo de geração de energia elétrica impacta no meio ambiente.

1. Tire os aparelhos da tomada

Há muito tempo, existe um mito de que equipamentos elétricos desligados, mas conectados na tomada, não gastam energia. Porém, a maioria desses eletrodomésticos, não estão realmente desligados. Eles somente entram em modo de “stand-by”, e isso pode ser o maior vilão para sua economia de energia. Mas então o que isso significa?

Isso indica que eles entraram em um modo de espera, para que você consiga religá-los mais rapidamente. Por isso, tome muito cuidado, pois isso pode estar aumentando sua conta de energia em até 20% segundo dados da Gazeta Online.

Veja também: Mitos e Fatos sobre a energia elétrica e equipamentos domésticos.

2. Tome cuidado ao usar sua geladeira

Em geral, são 4 cuidados principais que você deve ter com sua geladeira ou freezer para economizar energia.

  • Não se deve guardar alimentos quentes na geladeira. Por isso, espere eles esfriarem do lado de fora para começar a refrigerá-los.
  • Não tape as grades atrás do seu refrigerador pois isso prejudica o a troca de calor que precisa ser feita. Em outras palavras, força a geladeira a trabalhar mais e, consequentemente, gastar mais energia.
  • Remova o gelo acumulado. Em razão do gelo ser um isolante térmico, a troca de calor é dificultada. Dessa forma, forçando novamente o equipamento.
  • Evite abrir muito a sua geladeira e sempre confira se a borracha está bem vedada.

3. Troque as lâmpadas fluorescentes pelas lâmpadas de LED

Já faz um bom tempo que as lâmpadas de LED entraram com força no mercado, mas nem todos se atentaram a essa troca ainda. E não existe motivo lógico para continuar mantendo lâmpadas incandescentes ou fluorescentes no seu estabelecimento. Pois a lâmpada de LED, costuma iluminar mais e gasta cerca de 30% a menos de energia. Além disso, ela costuma durar cerca de 15 anos considerando um uso diário de 8 horas de acordo com dados do ledplanet.

4. Verifique seu projeto elétrico

Esse aqui é uma dica que nem todos já ouviram falar. Afinal, os fios que trazem energia até sua casa, costumam estar escondidos atrás das paredes. E mesmo que fossem visíveis, o problema de eletricidade que pode ocorrer é invisível aos olhos humanos. Enfim, chega de mistério, eu estou falando aqui de um mal dimensionamento de cabos da sua instalação elétrica.

Todo cabo possui uma resistência elétrica, portanto, todo cabo está sujeito a algo que chamamos de efeito joule. Beleza, mas o que isso influencia na minha economia de energia?

Esse efeito consiste na dissipação de energia elétrica na forma de calor. Em outras palavras, todo fio vai desperdiçar energia aumentando sua temperatura. Mas, o quanto ele vai desperdiçar, depende da sua resistência elétrica que, por sua vez, depende da sua espessura. Então a grande questão é: como escolher o fio da espessura certa?

Quanto mais grosso (maior a bitola) menor a resistência. Ou seja, ele vai aquecer menos, gastar menos energia e evitar superaquecimentos que podem acabar em incêndios.

Perfeito, achamos a solução para o nosso problema. Mas, ai entra um segundo grande problema. O preço dos cabos aumenta conforme a grossura aumenta também. E por isso, nem sempre comprar o cabo com a maior espessura vai ser a resposta mais barata!

Mas então o que eu devo fazer para achar o fio ideal para meu estabelecimento? Aquele que tem a maior economia de energia e também me deixa livre de incêndios. Para isso, contrate um profissional que consiga te fazer um projeto elétrico ideal.

Veja também: Porque você deveria ter um projeto elétrico.

5. Não pague mais por sua conta de luz por meio de energia solar

Se a sua conta de luz está muito alta, a melhor opção para você pode ser fazer um investimento que vai te render em média de 8% a 18% ao ano. Por que não gerar a sua própria energia?

A tecnologia de painéis fotovoltaicos tem ganhado cada vez mais força e fazer a instalação deles em seu estabelecimento vai praticamente zerar sua conta de luz. Mas porque elas não vão zerar totalmente em todos os casos?

Isso acontece, porque durante a noite você ainda utilizará energia da rede da concessionaria de energia, já que o sol já se pôs. Porém, toda a energia que você gerar durante o dia e não utilizar, será injetada na rede. Dessa forma, gerando créditos que duram 5 anos e serão abatidos na sua conta de luz. Por isso, sua conta de energia no final do mês é mínima.

O único problema desse tipo de economia de energia, é que ele requer um dinheiro inicial um pouco grande. Porém, quando instalado ele tende a se pagar em torno de 4 a 5 anos, e dura cerca de 25 com a eficiência de 100%. Ou seja, são, pelo menos, 20 anos que você vai “ganhar” todo mês o valor que você paga hoje na sua conta de luz. Você economiza energia e ainda ajuda o meio ambiente!

Mão na massa!

Agora que você já sabe alguns dos principais hábitos que podem te fazer economizar energia, está na hora de agir. Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre essas dicas, clique aqui para entrar em contato com a nossa equipe!

Se você gostou do conteúdo e quiser ficar por dentro de mais artigos como esse, confira nosso blog e nos siga nas redes sociais!

Confira as últimas publicações

Acompanhe nossas redes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *