Categories
Economia de energia Projeto elétrico

Iluminação: tudo o que você precisa saber para a sua casa

Iluminação: tudo o que você precisa saber para a sua casa

Que uma casa precisa de uma iluminação, todo mundo sabe, mas como fazê-la da melhor forma? Neste post passaremos por todos os cômodos da casa, desde o banheiro até seu quarto, e vamos comentar qual a melhor para cada um deles.

Seja a sua residência um pequeno estúdio em São Paulo ou uma grande casa no interior, você precisa se preocupar com suas luzes. Uma lâmpada mal colocada pode interferir diretamente na sua produtividade, sabia? Sem mais delongas, vamos começar?

Banheiro

Este ambiente deve estar muito bem iluminado para a sua finalidade. Para começar, pense na iluminação que vai cobrir todo o ambiente, depois nos focos. Ela deve ser evitada de ser colocada em cima do vaso sanitário, pois ele não é o destaque do seu banheiro. Além disso, isso traria desconforto para alguém utilizando ele.

Uma dica especial é usar plafons para o banheiro, eles trazem um ar de modernidade e também fazem uma melhor distribuição da luz no ambiente. A unidade usada para fazer o cálculo de iluminância adequada para um ambiente é o “lux”. Para a luz geral de um banheiro, a quantidade necessária é cerca de 300 luxes. Para entender como funciona esse cálculo, entre em contato conosco.

Já para os pontos de destaque, como o espelho, é legal investir em arandelas. Elas, assim como o plafon, trazem um ar de modernidade e também uma beleza para o seu cômodo. Caso você não queira algo que fique tão evidente como uma arandela, para não ocupar espaço, você pode optar por uma fita de led por traz do espelho, que é mais discreta. Essa opção, além de funcional, traz um efeito decorativo. As lâmpadas leds são mais econômicas e trazem uma qualidade o ambiente, para entender um pouco mais sobre elas, confira nossa última publicação que te explicamos o porquê ela pode te trazer uma economia muito grande no final do mês.

Cozinha

Neste cômodo, diferente do banheiro, não iremos começar pensando na iluminação geral. Temos que pensar, inicialmente, em como podemos aproveitar ao máximo as luzes naturais. É muito importante termos janelas bem localizadas, que deixam o cômodo mais arejado e, consequentemente, mais iluminado. 300 a 500 luxes é a faixa de iluminância aconselhada neste cômodo.

Tendo certeza que seu ambiente aproveita ao máximo iluminação natural, vamos pensar na melhor colocação de pontos artificiais. Neste cômodo, vamos optar por usar diferentes pontos. Eles devem estar distribuídos de forma a deixar sua cozinha estrategicamente iluminada. A escolha de spots bem distribuídos traz uma praticidade para a sua cozinha.

Uma outra opção, para garantir que sua cozinha esteja bem iluminada, é optar por iluminações internas nos armários, garantindo que não fique difícil de encontrar o que você precisa.

Caso sua cozinha seja uma cozinha que é dividida com a sala, a famosa “cozinha americana”, é aconselhado a colocar luzes cima da bancada. Isso trará um conforto maior para o ambiente. Além disso, a iluminação aconselhada nesse caso seria uma de cor mais quente, que deixa o ambiente mais aconchegante.

cozinha america bem iluminada

Salas

A sala de estar é o cômodo que o cliente mais participa da concepção do projeto, pois é realmente algo que depende muito do gosto pessoal dele. Aqui nós temos que pensar em diferentes variáveis, como os móveis, as cores das paredes (em todos os cômodos devemos pensar nesses pontos, mas quando você está na sala, você quer relaxar, e acaba reparando mais em detalhes).

Nas salas temos algumas opções que agradam diferentes pessoas, como o uso de sanca, que é um recorte no gesso, que traz uma iluminação uniforme e também um ar de simplicidade, mas ao mesmo tempo de robusteza.

É legal, na sala, usar tons mais quentes, pois estes são mais aconchegantes, cansam menos a visão e geram uma atmosfera mais envolvente na sala. Além disso, opte por uma iluminação indireta e também que possa ser controlada, para você poder escolher como você quer ela dependendo da ocasião. Uma dica especial é você automatizar a dimerização deste ambiente com automação residencial.

Para saber mais sobre casas inteligentes: clique aqui.

Halls e circulação

Muitas pessoas ficam em dúvida quanto aos corredores, pois eles não são o foco da sua casa, mas são eles os responsáveis por dar as boas-vindas a um novo cômodo. Por conta dessa “responsabilidade dos halls”, sua iluminação deve ser muito bem cuidada. Uma sugestão são múltiplos spots embutidos, de forma a evitar áreas de sombra e garantir luminosidade por toda a sua extensão.

Muitas vezes você deve pensar “mas será que se eu colocar todos esses pontos de iluminação, a minha conta de luz não vai vir muito cara?”. Toda a conta final da sua casa vem de acordo com o seu consumo. Quando você opta por lâmpadas leds, como citado anteriormente, o valor deste consumo não é tão alto.

Para saber se sua conta de energia está condizente com a realidade, clique aqui .

Quartos

Este ambiente, assim como citado na sala, deve estar totalmente de acordo com a vontade do cliente, pois é o local onde ele vai passar mais tempo. Para começarmos a falar da iluminação, precisamos entender o conceito de temperatura de cores.

explicação sobre temperatura de cores

A temperatura das luzes do cômodo interfere na sensação que ele passa. Pela imagem, é possível concluir que a melhor opção para um quarto é uma quente. Ela traz uma sensação de aconchego maior e também não interfere tanto no seu nível de sono. A iluminação fria te mantém mais atento e acordado, o que não é o ideal para um quarto. Se você tem, junto ao seu quarto, uma mesa de estudos ou trabalho, você deve ter uma iluminação própria para esta área. Para entender como turbinar seu home office, basta dar uma lida neste texto que fizemos e aumentar mais ainda a sua produtividade.

No seu quarto você pode optar por luzes de forma direta ou indireta, sendo a segunda uma que traria destaque para lugares em específico.

Quarto como iluminação mais indireta.
Quarto com iluminação híbrida: ponto indireto como a sanca e direto com o plafon em cima da cama.

Ficou interessado em melhorar a iluminação da sua casa?

Últimos posts

One reply on “Iluminação: tudo o que você precisa saber para a sua casa”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *