Categories
Economia de energia

Marketing verde: O que é? E como pode mudar o seu negócio?

Marketing verde: O que é? E como pode mudar o seu negócio?

Constantemente vemos os termos sustentabilidade e marketing verde aparecendo em nosso dia a dia.

Já se perguntou o porquê disso?

Segundo a Agenda 2030, que é um plano de ação da ONU desenvolvido para fazer do mundo um lugar mais justo, próspero e ecológico, alguns dos principais problemas a serem combatidos são:

  • Aquecimento global, onde seu maior contribuinte é a emissão de CO2 que desde 1990 aumentou cerca de 50%;
  • A escassez de água afeta mais de 35% da população mundial;
  • Segundo a ONU, em 2030 seremos 8,5 bilhões de pessoas, obrigando-nos a  repensar sobre a gestão de resíduos.  

Esses problemas se tornaram inevitáveis devido ao estilo de vida que temos; aqui, temos um gráfico demonstrativo, que utilizando alguns dados pessoais, nos mostra quantos planetas precisaríamos se todas as pessoas tivessem um mesmo estilo de vida.


Acesse http://pegadaecologica.org.br/pegada.php para descobrir a sua pegada.

Ficou chocado?

Por conta da degradação do meio ambiente e suas consequências para o planeta, sentidas por todo o mundo, as pessoas foram “obrigadas” a defender a sustentabilidade e promover as práticas ecologicamente corretas. 

Tudo isso fez com que as grandes marcas adotassem o uso de materiais recicláveis na entrega de seus produtos e componentes limpos (amigos do meio ambiente) no processo de produção.

Esse novo modo de pensar proporcionou oportunidades para as empresas de se diferenciarem da concorrência através da divulgação dessas atitudes, o que é o próprio marketing verde.

Vamos explicar o porquê você também deveria passar a investir nessa estratégia de marketing para a sua empresa.

O que é e como funciona:

Marketing verde, também conhecido como ecomarketing ou marketing ambiental, é uma estratégia que consiste em vender uma imagem de que a sua empresa é ecologicamente consciente.

E como mostrar isso?

7 iniciativas para você usar no seu negócio:

  • Utilizar matérias-primas que visam reduzir os impactos ambientais;
  • Ter processo de produção não prejudicial ao meio ambiente, evitando o uso excessivo de água e diminuindo a emissão de gases poluentes;
  • Garantir que as embalagens utilizadas e os resíduos gerados possam ser reutilizados;
  • Mudar a logística da empresa na intenção de reduzir emissões de gases poluentes por parte dos automóveis tanto na parte  das entregas quanto no recebimentos de materiais;
  •  Aumentar a durabilidade do seu produto;
  •  Evitar gastos excessivos com energia e usar, por exemplo, a energia solar como fonte de energia limpa e sustentável;
  • Incentivar as empresas parceiras a terem uma postura ecologicamente correta.

Outro ponto importante é que os todos os funcionários partilhem dessa mentalidade e não existe jeito melhor do que dar o exemplo, ou seja, esse comportamento deve vir primeiramente dos donos e fundadores da empresa, afinal além de serem os representantes da marca são também influenciadores.

E somente depois que essa mentalidade estiver instaurada na empresa que se deve apresentá-la para os consumidores.

Não podemos deixar de falar sobre alguns princípios do marketing verde que são considerados seus alicerces, estes são:

Os 3 “Rs” :

  • Reduzir;
  • Reutilizar;
  • Reciclar.

E os 4 “Ss” :

  • Segurança;
  • Sustentabilidade;
  • Satisfação do consumidor;
  • Social acceptance (aceitação social).

Se a sua empresa for capaz de investir em cada um desses pontos, você vai economizar com energia e recursos financeiros além, é claro, de contribuir com o meio ambiente.

E adotar essa postura ecológica se tornou tão imperativo nos últimos anos que apenas passar a imagem que a empresa se preocupa com essas questões não é mais suficiente, é necessário ter ações empresariais que realmente transformem quando o assunto é sustentabilidade. 

Greenwashing:

Marketing verde

Também conhecido como discurso verde, ocorre quando as marcas afirmam ser sustentáveis, mas na prática isso só permanece no discurso e não nas ações, também ocorre quando a marca divulga informações falsas.

Alguns casos de greenwashing que estão sendo analisadas pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) são:

  • Existem fabricantes de fósforo que possuem embalagens que afirmam que a madeira utilizada é 100% reflorestada, mas não tem o selo de certificadora ambiental como o FSC e o Cerflor;
  • Certos fabricantes de sacos de lixo declaram que o composto utilizado é feito de material reciclado, mas não informam a porcentagem relativa a reciclagem na composição.

Esses selos são conhecidos como certificações ambientais, eles são uma garantia de que o produto não trouxe malefícios para o meio ambiente em nenhuma etapa da sua produção e nem causará impactos ambientais durante seu uso e descarte. Para a obtenção de uma certificação ambiental a empresa deve apresentar um laudo técnico de alguma instituição de pesquisa cadastrada que garanta esses pontos apresentados.

 Como o marketing verde pode ajudar em seu negócio ou valorizar o seu imóvel:

Marketing verde

Atualmente com a evolução das plataformas digitais e a facilidade que os consumidores têm para acessá-las se criou um diálogo de grande proximidade entre marcas e consumidores. Isso permitiu aos consumidores conhecer mais sobre os processos produtivos das organizações, o que permitiu a eles tomarem as decisões de compra baseados nas atitudes sociais das marcas, ou seja, o marketing verde se tornou um diferencial competitivo para as marcas.

Outra vantagem é o ganho de credibilidade, afinal você demonstra uma postura comprometida com o futuro e isso abre oportunidades na busca por investimentos.

Algumas das medidas apresentadas para a sua empresa demonstrar que tem uma consciência ecológica trazem outros benefícios como, por exemplo, evitar gastos excessivos com energia. Uma maneira encontrada por algumas marcas de cumprir com essa medida e ainda optar por uma fonte de energia  mais limpa e sustentável foi usarem a energia solar.

Confiram dois exemplos bem sucedidos de marcas conhecidas que adotaram o uso de energia solar e produzem a sua própria energia:

  • FedEx
Unidade FedEx em Colônia, nos EUA.

Na unidade em Colônia, nos EUA, a FedEx possui a maior instalação de placas fotovoltaicas em um telhado do mundo, as placas fotovoltaicas ocupam uma área de 16.000 metros quadrados e geram  cerca de 80.000 quilowatts por hora.

____________________________________________________________________________________________

  • Apple
O novo parque solar Califórnia Flats da Apple.
O novo parque solar Califórnia Flats da Apple.

Desde 2018 toda a energia gasta pela Apple vem de fontes de energia limpa, dos 626 megawatts produzidos e utilizados pela marca, 286 são de origem solar fotovoltaica, outra meta da marca é fazer com que seus fornecedores também utilizem 100% de energia limpa.

____________________________________________________________________________________________

Energia solar em residências:

Não só as empresas começaram a adotar a energia solar como investimento mas muitas residências também, vamos mostrar alguns benefícios de se instalar as placas fotovoltaicas em residências:

Segundo a  Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), nos últimos 18 anos houve um reajuste de 230% no valor pago pela energia consumida. Com o projeto instalado de forma correta você vai ser capaz de economizar entre 50% e 95% na sua conta de luz.

Vale ressaltar que se a instalação for feita por uma mão de obra qualificada, dependendo da complexidade e tamanho do projeto, pode ser finalizado num prazo de uma semana.

Os módulos duram cerca de 25 anos apenas com as manutenções mínimas, tanto preventiva quanto corretiva, desde que feitas por um profissional qualificado. Em resumo, boa parte da manutenção é feita pelas chuvas que lavam as superfícies dos módulos.

De acordo com o Green Build Council Brasil os imóveis sustentáveis podem chegar a atingir uma valorização de 30%.  

Em síntese, optar pela energia solar em sua residência é um do melhores investimentos que você pode estar fazendo no momento. É claro que como todo investimento demanda dinheiro mas já existem programas por parte de instituições bancárias que facilitam o investimento em energia solar.

Caso tenha gostado da ideia de implementar o marketing verde utilizando energia solar, nossa empresa realiza projetos para a instalação de placas fotovoltaicas com excelente qualidade e com um preço acessível.  Entre em contato conosco para saber mais.

Esperamos que ao final desse artigo você possa ter entendido um pouco mais sobre sobre marketing verde, caso tenha alguma dúvida basta entrar em contato que ficaremos felizes em poder ajudar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *